Couve Romanesca, Beleza e Saúde

19.1.16

Couve, melhor, brócolis romanesca, da família das crucíferas, parente chegada da couve flor e do broculo, de tal beleza que também é utilizada para arranjos florais. Das muitas pesquisas que fizemos sobre esta maravilha da natureza, a que nos suscitou bastante interesse, foi um artigo que associa a sequência de fibonacci à multiplicação das flores da romanesca. Efectivamente "o brócolis é fractal - uma forma geométrica complexa que existe em factores de escala. Sendo assim, cada brócolis é composto de flores menores que imitam a forma fractal, tentando atingir a "perfeição", que por sua vez, apresenta flores ainda menores de forma semelhante, e isso continua e continua até que encontremos flores extremamente minúsculas".
Matemáticas à parte, este legume além de belíssimo, é um alimento rico em fibra, vitamina C, ácido fólico e potássio. Fica deliciosa cozida ao vapor (mantendo todas as suas propriedades) ou estufada; a ter em conta na lista de compras. O único problema é a dificuldade em encontra-la e o seu valor comercial ser tão elevado.

You Might Also Like

5 comentários

  1. às vezes aparece no Lidl . Bem boa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela partilha. Nem sempre é fácil de encontrar!

      Eliminar
  2. Muito bom já comprei pena ser um bocado mais cara ☺ que os brócolos

    ResponderEliminar
  3. Pois é Maria João, mas se olharmos aos benefícios para a saúde, que uma alimentação saudável tem, acabamos por poupar.
    Grata pelas partilhas e comentários

    ResponderEliminar
  4. Pois é Maria João, mas se olharmos aos benefícios para a saúde, que uma alimentação saudável tem, acabamos por poupar.
    Grata pelas partilhas e comentários

    ResponderEliminar

Subscribe