Pão com Fermento Natural, seus Benefícios

28.2.16

Se escrever no blog me dá muito prazer, escrever este artigo dá-me um gosto redobrado, o ego está no seu auge, e simplesmente porque hoje vos escrevo sobre a conquista de algo que procuro e pesquiso há muito: Fermento Natural para pão como o de antigamente, antes de se tornar o vilão. O pão que está na foto foi produzido após várias, muitas, experiências. Tem um sabor que toda a família aprova, a minha mãe exclamou "Sabe ao pão da minha avó" tem crosta estaladiça e é húmido. Com tantas aprovações e sabendo que, além de ser amassado e trabalhado com muito amor, é composto por ingredientes saudáveis escolhidos e preparados por mim, incluindo o fermento, claro está, que me sinto super orgulhosa.

Mas afinal o que é o fermento natural? pergunta quem não sabe.
"O fermento natural é uma massa composta por farinha e água que foi colonizada em conjunto pelas leveduras presentes no ar e por bactérias presentes na farinha". 
Qual a diferença entre fermento industrial e fermento natural?
O fermento industrial é composto por uma levedura manipulada de forma a produzir resultados consistentes e uma maior rapidez na fermentação, daí as intolerâncias, os mucos, os gases e inchaços. Enquanto o fermento natural é composto pela levedura do industrial e também por bactérias do grupo lactobacili, que se alimentam dos açúcares simples presentes na massa. É esta bactéria que dá ao pão o sabor característico, a capacidade para se conservar, e os benefícios para a saúde:
  • Facilita a digestão; 
  • Ajuda a preservar a reserva de minerais do organismo,
  • Baixa os níveis de açúcar no sangue, 
  • Sacia por mais tempo 
Claro que, para que este fermento actue, primeiro é preciso tempo (dias) para que ele se torne activo e depois é preciso tempo para que a massa fique leveda, tempo que, nos dias de hoje, a maioria não tem (daí o aumento da industria de pão artificial).
Mas este pão foi feito com fermento natural, muito tempo e muita dedicação!!
Aceitam-se encomendas!! Lol

You Might Also Like

0 comentários

Subscribe