Cogumelo, um medicamento!

25.11.15

O cogumelo, que parece tão frágil e que não passa de um fungo, encerra na sua "insignificância" um valor nutricional impressionante, pelo que devia fazer parte da alimentação de qualquer ser humano. 
Por incrível que pareça, os cogumelos que vivem em ambientes húmidos e escuros são a fonte alimentar com maior quantidade de vitamina D, sim, vitamina D, a do sol, a que é importante para modulação do sistema imunitário, para reduzir o risco de doenças cardiovasculares, depressão e diabetes, além de ter um efeito protetor em relação ao cancro, muitos estudos sugerem haver uma relação inversa entre exposição ao sol e pelo menos 15 tipos de cancro diferentes. Estás a pensar "posso viver num bunker, como cogumelos e é como se tivesse apanhado sol"? é mais ou menos isso.
Mas o poder do cogumelo não se fica pelas propriedades quimiopreventivas (como se não fosse suficente), estes fungos contem uma série de substâncias maravilhosas com propriedades que reforçam a imunidade aos virús e bactérias, são fonte de vitaminas do complexo B e de minerais: potássio, cobre, selénio...
Enfim... um alimento maravilhoso! de preferência fresco, e com dois cuidados muito importantes:
Não ser consumido cru, pois contem uma substância tóxica (não há bela sem se não) que só é destruída com o calor.
Não consumir cogumelos selvagens cujas espécies desconhece! É muito difícil distinguir os próprios para consumo e os venenosos, que são  mesmo mortais!Como alguém disse...todos os cogumelos são comestíveis mas alguns só se comem uma vez!

You Might Also Like

0 comentários

Subscribe