O pote do tesouro!!

7.11.15

Cá em casa temos um pote do tesouro. Sim! leste bem, um tesouro! Pois nada tem mais valor que a nossa saúde e da nossa família.
O nosso pote é de vidro e no seu conteúdo tem um mix de sementes, elaborado em casa, e que são levemente tostadas antes de serem guardados. Todos os dias, como num ritual, todos, sem exceção, ingerem uma colher de sementes ao pequeno almoço. No início não foi fácil, o filho mais novo, resmungão, dizia que não gostava daquilo, ela com os dedos no nariz, que não gostava do cheiro, e eu, mãe persistente, lá ia dizendo, "se fosse um medicamento era pior, e é para terem boas notas e serem fortes". Hoje ninguém reclama, até pelo contrário, são os próprios a tomarem a iniciativa, principalmente em dias de testes.Ela diz que é o seu "memofante" e ele, no Inverno passado referindo-se ás sementes disse: " Mãe, os meus colegas estão sempre doentes e eu nunca fico doente, deve ser por causa das sementes!"
Em resposta, dei uma gargalhada.


Então, qual a composição do nosso tesouro?!

Sementes de Abóbora que são ricas em aminoácido triptofano que dá origem à serotonina,  que ajuda a ter uma noite tranquila; em magnésio, importante para os músculos; são ricas em proteínas facilmente digeríveis; ricas em Omega 3, boas para o cérebro; em zinco, mineral que protege a próstata (importante para os homens cá de casa); fonte de ferro, importante para para a construção do sangue e aumentar energia. São também alcanilizantes do ph sangue.
Sementes de girassol que são uma boa fonte de vitamina E, folato, magnésio, selénio e cobre; rica em fitosterois, substâncias conhecidas por combaterem a doença cardíaca e o cancro da próstata.
Sementes de Sésamo, ricas em cálcio, 100g de sésamo tem 975mg  enquanto o leite tem 120mg/100ml,  o que para cá para casa é muito importante pois não ingerimos leite de vaca; ricas em muitos minerais , são também fonte de lignanas específicas, sesamina e sasamolina, substâncias que ajudam na redução do colesterol e que protegem o fígado.
Sementes de Papoilaque são muito ricas em cálcio ( 1438mg de cálcio/100g de sementes), em ómega 3 que auxilia o cérebro. as sementes de papoila são ótimas para combater a ansiedade e o stress. 

Convido-te a "construíres" também o teu pote do tesouro, com ele podes enriquecer as saladas, as sopas, iogurtes, fazer bolachas (receita em breve)..., enfim é só dar largas à criatividade.Não te esqueças de as tostar antes de guardar!

You Might Also Like

0 comentários

Subscribe