Gelatina de maçã s/açúcar, vegan

12.12.15

Já começam os jantares e as festas de Natal com os seus habituais excessos. Em convívios que reúnem  os colegas, os amigos e a família tudo gira à volta da mesa.
Depois da festa apetece " desenjoar" , comer algo mais simples e por isso fizemos esta gelatina de maçãs que parece não combinar com o Inverno mas acredita que sabe muito bem!
Pode ser apresentada como sobremesa de um almoço mais pesado ou então para um jantar em que a sopa não nos satisfez o suficiente ou para um pequeno lanche da tarde.

Foi inspirada nos ensinamentos do Curso de Culinária Macrobiótica que a Ermelinda frequentou, que foi criada esta gelatina: é vegetal e "adoçada" com geleia de arroz, tendo um baixo índice glicémico.
Pode ser utilizado sumo  natural, espremido no momento, ou concentrado de fruta ( da Compal ou da Ceres por exemplo). Se fôr utilizado sumo concentrado tem que se ter em atenção os ingredientes mencionados na embalagem, porque só deve conter sumo concentrado de maçã, água e ácido cítrico, mais nada!).
Experimenta, vais gostar!Nós ficámos fãs!


Receita:
1l de sumo de maçã natural ou concentrado de maçã (por exemplo, Compal ou Ceres)
1 colh. sopa de alga "agar-agar"
1 colh sopa de geleia de arroz
2 colh sopa de amido de milho
1 pitada de sal
Sumo e raspa de 1 limão
biscoitos ou bolachas a gosto

Preparação
Leva ao lume o sumo com os restantes ingredientes,exceto o sumo e a raspa de limão.
Quando ferver deixa cozinhar por 10 minutos, mexendo sempre.
Deita o sumo e a raspa de  limão, mexe.
Coloca as bolachas ou biscoitos no fundo da taça, se colocares só um pouco do liquido na bolacha, esta vai colar, não flutuando.
Verte a gelatina por cima.
Leva ao frio por 2 horas. 

You Might Also Like

0 comentários

Subscribe