Granola de Quinoa Vemelha

13.12.15

Ermelinda, o Natal deixa-me com os nervos em franja. Mas, por outro lado, é bastante contraditório porque gasto muito tempo com pormenores de Natal e a caprichar nas decorações. A mesa veste-se de Natal mesmo antes de ser Natal e gosto de ver os olhos das minhas filhas apreciando todos os pormenores, mesmo quando não dizem nada. Há-de ficar-lhes na memória e gravado num canto qualquer do coração os pormenores...
Este  ano voltei a fazer o presépio com as figuras coloridas da minha infância.Tinha deixado de o fazer há alguns anos, sem saber bem porquê, mas este ano a generosidade e a ternura de um amigo (que me fez ir procurar o caixote do presépio e  me trouxe um caixote de musgo de propósito para que o fizesse),  fez com ele voltasse a brilhar. Às vezes as pessoas mais simples de coração são as que nos transmitem os recados mais importantes! E parece que voltar a fazer o presépio fez-me reconciliar comigo própria nalguma coisa com que cá dentro continuava zangada...
É importante deixar a magia entrar nas nossas vidas e ficar só assim...a saborear os brilhos e luzes do Natal, num pequeno almoço tardio, feito de Granola, comido lentamente à lareira ( que pode ser comido com Yogurte ou por exemplo com LEITE DE CÔCO).
Vê o que achas Ermelinda, da minha Granola!
Receita 

1/2 chávena chá Quinoa Vermelha ou outra quinoa  (cozida  como podes ver AQUI)
1 chávena chá pevides de abóbora
1 chávena chá sementes de linhaça ( trituradas grosseiramente)
1 chávena chá sementes de girassol
1 chávena chá nozes
1 chávena chá avelãs
1 chávena chá de sementes de sésamo
3 colheres de sopa de mel e 5 colheres de sopa de azeite ( misturados numa chávena)

Prá-aqueça o forno a 160 graus.
Triture grosseiramente as sementes de linhaça, as nozes e as avelãs e misture com os outros ingredientes. Misture tudo bem numa taça e espalhe num pirex. Leve ao forno a tostar durante 15 minutos ( cuidado para não queimar!!). A linhaça tem que ser triturada para que o nosso corpo a possa digerir e absorver).
Depois de frio podem sempre  juntar-se depois de sair do forno alperces, tâmaras, figos ou outros frutos secos. Guarda-se em frascos bem  fechados para se ir consumindo em vários pequenos - almoços. 
Pode ser oferecido em frasco como um óptimo presente de Natal!

You Might Also Like

2 comentários

  1. Hum deve ser muito bom com essas sementes e esses frutos tenho que fazer... Obrigado por estas receitas maravilhosas..

    ResponderEliminar
  2. Esta parece ser feita mesmo para ti Maria João Avelar, tu que tanto gostas das sementes !! obrigado pelos teus simpáticos comentários!

    ResponderEliminar

Subscribe