Incompatibilidades Alimentares/Saúde

25.10.15

Todos temos, cada vez mais, uma preocupação em fazer refeições saudáveis, pelo menos com alimentos saudáveis. Mas, por si só não significa que tudo o que se ingere se vai traduzir em Saúde! Há alimentos incompatíveis entre si no processo digestivo, e existem alimentos que anulam os nutrientes de outros. O "café com leite" são exemplos disso! O café tem teína que anula a absorção do cálcio do leite pelo nosso corpo.

Não é fácil romper com hábitos de anos...mas ...na verdade há  alimentos que, quando combinados na mesma refeição, produzem perigosos "conflitos bioquímicos". Como os vais sentir? Pelas digestões lentas, transtornos gastrointestinais, sonolência, dores de cabeça, azia e intoxicações do sangue e do tecido celular. Estás a reconhecer alguns destes sintomas?!
Os alimentos contêm substâncias químicas que podem reagir entre si formando fermentações alimentares, que vão dar origem a toxinas que, dependendo do grau de toxicidade e órgão afetado darão origem ao sintoma.
Os alimentos, quando ingeridos em conjunto, têm efeitos diferentes do que quando consumidos isolados. Alimentos, mesmo saudáveis, quando mal combinados ficam demasiado tempo no estômago e intestinos o que leva à fermentação, pior inimiga da nutrição.
Queres outro exemplo???
O famoso bife (proteína) com batata ou arroz ( amido) ou pior ainda com batata e arroz. 
As enzimas da digestão da proteína actuam no meio ácido (estômago) e as da digestão do amido actuam em meio alcalino (saliva na boca). Quando ingeridos em simultâneo vai haver um retardamento da digestão da proteína o que faz com que não seja digerida na totalidade, gerando resíduos tóxicos no organismo. Em contrapartida podes combinar, na perfeição, proteína + verduras. O segredo é saber combinar e não complicar: não mistures, não necessitas de comer de tudo numa refeição, menos é mais!
Queres conhecer mais incompatibilidades?? falaremos delas mais adiante...

You Might Also Like

0 comentários

Subscribe