Quinoa na Wok

23.10.15

Quando te digo, Filomena, para que comas menos carne/peixe é porque o teu fígado e  rins vão agradecer!  E tu respondes-me; "sinto que sim, então e como o quê?!"
As pessoas começam a ficar cansadas de carne/peixe, peixe/carne, mas também desconhecem que alternativas existem. Hoje trago-te, Filomena, uma alternativa super saudável e versátil: a QUINOA. Espero que a aprecies tanto quanto eu.
Sabias que os exércitos Incas utilizavam uma mistura de gordura e quinoa para alimentar combatentes que caminhavam durante dias?Pois é, a quinoa é um alimento de combate tão completo, que contém mais proteína que qualquer outro cereal e de óptima qualidade, pois tem todos os aminoácidos essenciais, aqueles que precisamos mas que o corpo não fabrica. É um cereal  rico em ferro, potássio, vitamina B6, fonte importante de zinco, cobre e magnésio, contem propriedades anti -cancro, anti-inflamatórias, inibe a absorção do colesterol, e é bastante saciante.
Como vês a quinoa substitui a proteína animal maravilhosamente, sendo muito fácil de cozinhar e de integrar em diferentes pratos.

Esta receita combina legumes, quinoa e wok, de repente parece que estamos num restaurante chinês.

Receita
Para a quinoa:
1 medida de quinoa
2 medidas de água
sal
1 dente de alho

Para a mistura de legumes:
Cebolinhas
Cenoura laminada
Pimento vermelho
Couve coração ou as folhas brancas de couve lombardo
Sal
Pimenta Preta
Curcuma
Mangericão seco
Azeite
Alho em pó

Lava e leva a quinoa a cozer na água temperada com sal e o alho até consumir toda a água. Reserva
Leva a Wok ao lume e deixa aquecer.Coloca um fio de azeite e deita os legumes, excepto a couve, tempera com o sal, o alho em pó, a pimenta e curcuma e deixa cozinhar.
Coloca os alimentos já ligeiramente  cozinhados no bordo da wok e junta a couve no meio, deixa cozer um pouco e depois envolve tudo, deixa cozinhar mais um pouco e vai envolvendo.
Junta o mangericão, rectifica os temperos, junta a quinoa na quantidade que quiseres à medida que envolves no preparado.Está pronto!
Quente é uma delicia, podes acompanhar com uma salada verde, e frio, uma salada saborosa.
Bom apetite!
Diz-nos se aprovas!


You Might Also Like

2 comentários

  1. Tem muito bom aspecto isto já gosto mais tenho que experimentar....

    ResponderEliminar
  2. Experimenta, e já agora, deixa-nos provar...

    ResponderEliminar

Subscribe